quinta-feira, 5 de junho de 2008

Teatro e Sociedade - Sociedade e Teatro


O teatro é o espelho da sociedade. Podemos ver que embutido na evolução humana o teatro sempre esteve presente e congregou com todos os fatos e acontecimentos possíveis dentro da história. Desde o surgimento da linguagem teatral até os dias atuais, essa arte representa nossos conflitos políticos, religiosos, psicológicos e mesmo as aspirações da sociedade.

Nascido na Grécia por volta do século VI a.C em cultos e festejos onde personificavam os deuses nos quais adoravam. O que para alguns pareceu o insulto, tornou-se uma paixão, criando a tragédia grega, a transmissão de mensagens através de histórias dramáticas. E a comédia, que alem de divertir o publico possuía temas políticos que ironizavam, instruíam, explicavam. Os romanos também aderiram a comédia, e o mais marcantes eram as apresentações de humor negro entre as lutas de gladiadores no coliseu e nas arenas.

No século V o teatro religioso deu suas aparições. A igreja católica queria implantar os dogmas através da arte. E recriminavam as apresentações a base de pantomima.
Assim podemos perceber que a linguagem teatral tem a importância de nos comunicar, mostrar-nos a diferentes formas de expressão e cultura, faz-nos ter uma visão reflexiva sobre a nossa sociedade.

Nomes que são constantemente citados são: Willian Shakespeare, com suas obras que condiziam e questionavam a sociedade da época. Como Romeu e Julieta que desafiava as regras estabelecidas para o casamento. Bertold Brecht (1898-1956) que trouxe-nos a forma empírica, que não era casos do cotidiano, mais as vertentes reais do mundo para ser discutidas. E no Brasil Plínio Marcos, naturalista que abordava de forma insana, casos da cidade paulista.

Ainda que determinadas obras teatrais participem do comercio e indústria cultural. Boa parte ainda é fiel a luta pela democratização da informação. Como os happening, dentro da linguagem que vai de encontro, a partir do tema abordado, ao seu público-alvo.

O teatro direto e indiretamente, trabalha para que todos passam ter conciência de suas obrigações sociais, e modifiquem suas visões distorcidas da realidade resultando assim na ordem e progresso do mundo.

Agora entende-se porque o teatro não é incentivado ? Porque temos uma minoria que conhece e admira e conhece a arte ? As pessoas podem dizer que já fora assistir uma peça, mais advinha quais ? Aquelas que só contam casos banais ...
E a consciência da sociedade fica aonde ?


Texto: Nathalia lima

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Falar de teatro é falar de vida!!
Ele abre nossa mente, purifica nosso espírito, ele faz o sonho se tornar "real" e faz o "real" se tornar sonho... é maravilhosoo!!